Enxaqueca ocular: o que é?
24 de outubro de 2022 2024-02-26 11:16Enxaqueca ocular: o que é?
![](https://www.opticacarijos.com.br/wp-content/uploads/2022/10/109784382-scaled-770x400.jpeg)
Enxaqueca ocular: o que é?
A enxaqueca ocular é bastante comum. Quem tem esse problema, apresenta alguns sintomas visuais, como as linhas brilhantes do tipo zigue-zague em sua visão central ou periférica (lateral). Às vezes, pode ser uma dor de cabeça, mas sem os sintomas visuais.
Você ou alguém que conhece apresenta sintomas similares? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto, bem como as formas de tratamento dessa doença!
O que é enxaqueca ocular?
A enxaqueca ocular, retiniana ou oftalmológica é uma doença ocular que causa breves ataques de “cegueira” ou distúrbios visuais, como luzes piscando em um olho.
Esses episódios parecem assustadores quando surgem, mas, na maioria dos casos, são inofensivos e de curta duração, e a visão volta ao normal depois.
Algumas pessoas têm enxaqueca oftalmológica a cada poucas semanas ou meses, embora a frequência possa variar. Essas dores não devem ser confundidas com a cefaleia, que geralmente afeta a visão de ambos os olhos.
Mas, o que acontece exatamente?
A enxaqueca nada mais é do que uma onda de atividade no cérebro que viaja através dos terminais neurais. E, no caso do campo da visão, o tipo mais comum é a aura visual. É chamada de “aura” porque são percepções geralmente visuais que o cérebro processa nesse formato.
5 principais sintomas de enxaqueca ocular
Esses problemas de visão duram cerca de cinco minutos até casos mais longos, como de uma hora. E, por vezes, a aura também pode ocorrer sem a pessoa ter qualquer dor de cabeça.
Quando uma enxaqueca ocular envolve a visão afetando os olhos, a pessoa poderá ver:
- Flashes de luz;
- Padrões em zigue-zague;
- Pontos cegos;
- Manchas ou estrelas cintilantes;
- Alterações visuais em apenas um olho, com ou sem dor de cabeça.
Todos esses sinais podem atrapalhar temporariamente as atividades, como ler, escrever ou dirigir.
Quais são as principais causas dessa doença?
A causa é devida a um espasmo temporário nos vasos sanguíneos atrás do olho, chamado “vasoespasmo”, semelhante a uma cãibra que você pode ter experimentado uma vez. Porém, também pode sinalizar outra condição mais séria de saúde dos olhos.
Em geral, a enxaqueca ocular é causada pelo estreitamento repentino dos vasos oculares, que acabam reduzindo o fluxo sanguíneo para aquele olho. E isso pode ser desencadeado por:
- Estresse mental e estresse visual (estar muito tempo com o olho fixo em algo – geralmente, uma tela);
- Fumo;
- Pressão alta;
- Pílula anticoncepcional oral;
- Excesso de exercícios;
- Altas altitudes;
- Desidratação
- Baixo teor de açúcar no sangue;
- Calor excessivo.
Depois disso, os vasos sanguíneos relaxam, o fluxo é então retomado e a visão normal volta. Na maioria das vezes, não ocorrem anormalidades nos olhos e nem danos permanentes.
A enxaqueca ocular, além disso, tende a ser mais comum em:
- Mulheres e homens com algum histórico familiar de enxaquecas;
- Pessoas com comorbidades tais como lúpus, endurecimento das artérias, doença falciforme, epilepsia etc.
Se você tem perda visual em um olho com frequência, é hora de consultar um médico para investigar o problema e fazer o tratamento.
Como tratar e prevenir a enxaqueca oftalmológica?
O tratamento para a enxaqueca oftalmológica geralmente envolve dar alívio imediato para a dor de cabeça.
Nos casos que não envolvem dor, aconselha-se reduzir a exposição a qualquer coisa que possa estar desencadeando o problema – como, por exemplo, estar sob a luz direta da tela da TV, computador, celular, sol etc.
Muitas vezes, descansar em um quarto escuro pode ser útil durante um ataque de enxaqueca ocular e, neste caso, a medicação não é necessária.
Nos casos em que esses sintomas continuam a se repetir regularmente e interferem na qualidade de vida, o tratamento disponível é feito com medicamentos que diminuem a frequência dos ataques e a sua gravidade.
Então, se os sintomas ou frequência da enxaqueca persistir, seu médico pode prescrever medicamentos, como:
- Betabloqueadores – que podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos;
- Analgésicos para a dor;
- Bloqueadores dos canais de cálcio – que podem ajudar a prevenir a constrição dos vasos sanguíneos.
Por outro lado, há um pequeno risco de que o fluxo sanguíneo reduzido possa danificar a fina camada na parte de trás do olho (a retina) e seus vasos sanguíneos.
Claro, isso será monitorado em suas consultas de acompanhamento médico. Mas fique certo de que a perda permanente da visão é rara.
Assim, para identificar a doença, é importante fazer exames de vista, até mesmo para descartar quaisquer outras causas para esses sintomas. Um exame de rotina importante é o mapeamento de retina.
Com uma análise minuciosa, pode-se descobrir doenças diversas e não só as patologias oculares. Desta forma, é possível evitar casos de cegueira por meio do diagnóstico precoce de doenças oculares e outras que danificam os olhos.
Portanto, se a sua visão apresentar quaisquer alterações indicando enxaqueca ocular, busque seu oftalmologista de confiança e faça os testes e tratamentos necessários para não haver piora nos sintomas.
Então, o que você achou deste artigo? Para mais informações sobre sua saúde ocular, continue lendo os artigos do nosso blog.
Nós também estamos nas redes sociais, acompanhe e não perca nenhuma novidade!